O que é intercessão?

A intercessão é a oração que chega aos céus quando oramos por alguém ou por uma situação, através dessa oração Deus pode realmente mudar algo que estava se organizando ou conspirando contra seu povo.

“Ó SENHOR ouve; ó SENHOR perdoa; ó SENHOR atende-nos e opera sem tardar; por amor de ti mesmo, ó Deus meu; porque a tua cidade e o teu povo se chamam pelo teu nome.” (Daniel 9: 19)

Devemos orar para que as astutas ciladas do inimigo venham a ser frustradas. Devemos orar pelas autoridades da nossa cidade, pelos nossos irmãos em Cristo, devemos orar por aqueles que ainda não conhecem a palavra e até pelos pecadores para que eles venham a ter conhecimento do amor de Deus e se arrependa dos seus maus caminhos.

“Perdoa, pois, a iniqüidade deste povo, segundo a grandeza da tua benignidade e como também perdoaste a este povo desde a terra do Egito até aqui. E disse o SENHOR: Conforme a tua palavra, lhe perdoei.” (Números 14: 19-20)

No Antigo Testamento foram muitas as manifestações de Deus, fica até difícil numerá-las. Abraão, Elias, Daniel, mas vamos colocar uma situação que aconteceu no livro de Êxodo no cap: 17 do vers: 8 até o 16. Podemos ver ali uma grande manifestação de Deus, onde devemos tirar dela uma boa lição de vida.

Em uma peleja entre Israel com os amalequitas (nação inimiga do povo de Deus), Moisés ordenou a Josué (que futuramente seria seu sucessor) que escolhesse alguns homens e fosse para a batalha, que ele, (Moisés) iria para o cume da montanha onde iria orar a Deus.

“E acontecia que, quando Moisés levantava a sua mão, Israel prevalecia; mas, quando ele abaixava a sua mão, Amaleque prevalecia.” (Êxodo 17: 11)

Mas as mãos de Moisés cansaram e Arão e Hur que estavam junto com ele, colocaram uma pedra embaixo de seus braços e sentaram e seguraram os seus braços para que continuasse a orar e suas mãos ficassem firmes até o pôr do sol. E assim os israelitas venceram os amalequitas a fio de espada.

Das belíssimas intercessões de Moisés, essa me chama muita atenção porque reflete muito bem o que acontece nos dias de hoje. Preste à atenção que enquanto estamos na presença de Deus, orando, buscando ao Senhor, tudo caminha perfeitamente bem, principalmente quando estamos orando por alguém, mas, se pararmos um pouco, a coisa começa a complicar.

Vamos a um exemplo:

“E, chegando Eliseu àquela casa, eis que o menino jazia morto sobre sua cama. Então, entrou, e fechou a porta sobre eles ambos, e orou ao SENHOR. E subiu, e deitou-se sobre o menino, e, pondo sua boca sobre a boca dele, e os seus olhos sobre olhos dele, e as suas mãos sobre as mãos dele, se estendeu sobre ele; e a carne do menino aqueceu... e o menino abriu os olhos.” (2 Reis 4: 32-35)

Mais um exemplo de intercessão de um homem de Deus, Eliseu era um homem de profunda comunhão com Deus, como poucos na sua época e sentiu-se comovido com o clamor da mãe do menino e mais uma vez o nome do SENHOR foi glorificado.

No Novo Testamento existe uma passagem que reflete muito bem a intercessão não só de uma pessoa, mas sim de um povo.
Pedro estava preso e a igreja fazia orações intercessórias a seu favor, e eis que uma determinada hora o anjo lhe apareceu e soltou suas amarras. (Leia Atos 12)

“Pedro, pois, era guardado na prisão; a igreja fazia contínua oração por ele a Deus.” (v: 5)

Conclusão: A oração de uma igreja, de um pastor, ou de algum membro de sua família em favor de outro alguém, pode ser a grande solução para vários problemas. O apóstolo Paulo sempre pedia orações dos irmãos para que o projeto de Deus fosse cumprido. “E rogo-vos irmãos, por nosso SENHOR Jesus Cristo e pelo amor de Espírito, que combatais comigo nas vossas orações por mim a Deus.” (Romanos 15: 30) Não devemos desistir jamais de orar e mantermos sempre a esperança em dias vindouros virão, não importa a situação, sempre alguém estará precisando de suas orações.

“Está alguém entre vós aflito? Ore. Está alguém contente? Cante louvores.” (Tiago 5: 13)


Ed Cláudio M. Cruz

0 comentários:

Postar um comentário

As mais lidas

Notícias Gospel

Gospel+

Por Gospel+ - Gospel+ Noticias

Widget gerado por Gospel Prime