Qual é o significado do batismo?


Jesus disse: “Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos.” Amém!
A palavra "baptismos" no grego significa: "imergir; mergulhar; colocar para dentro de". No curso da história, por várias razões, apareceram outras formas de batismo, como aspersão e ablução (banho); entretanto, como o batismo é uma identificação com Cristo em sua morte e ressurreição, e é exatamente isto que a imersão significa, não praticamos outras formas de batismo.
"Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: Quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus." (João 3: 5)
Agora vamos a algumas questões que envolvem muitas dúvidas como, por exemplo:
Uma criança pode ser batizada?
A palavra de Deus diz que quem crer o for batizado será salvo. Como uma criança (recém nascido) pode crer em alguma coisa? "Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado." (Marcos 16: 16)
Pedro também diz que é preciso se arrepender (neste caso aos pecadores). Como uma criança vai se arrepender se não tem pecado?
“Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo”. (Atos 2: 38)
Sem mais delongas, creio que ficou bem esclarecida essa questão.
Em que local deve ser feito o batismo?
Não há lugar específico para o batismo. Em alguns templos existem batistério, mas também há batizados em rios, piscinas, e onde houver água suficiente para a imersão...
"Eis aqui água, que impede que eu seja batizado?" a resposta de Felipe vem trazendo luz sobre o requisito básico para o batismo: "É lícito, se crês de todo coração." (Atos 8: 36-37)
Quando Felipe batizou o etíope, eles pararam em um lugar onde havia água. A Bíblia diz que ambos entraram na água Atos 8: 38-39.
O batismo deve ser por imersão, não foi à toa que João Batista se utilizou do rio Jordão para batizar. Depois, mudou o local de batismo para Enom, perto de Salim, e razão para isto é descrita pelo apóstolo João em seu evangelho: "porque havia ali muitas águas." (João 3: 23)
Quem pode ministrar o batismo?
"Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-as em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo" (Mateus: 28-19).
Jesus mandou fazer discípulos e depois batizá-los. Então se entende que quem faz o discípulo tem autoridade para batizá-lo. Na igreja existem pessoas qualificadas para isso, geralmente pastores e presbíteros, mas é necessário que alguém ministre o batismo ao novo-convertido, uma vez que não existe auto-batismo na Bíblia.
Uma pessoa pode ser salva sem o batismo?
Se uma pessoa se arrepende e crê que Jesus Cristo ressuscitou dos mortos e é o Filho de Deus. O que impede ela de ser batizada?
Mas alguém pode falar sobre o ladrão que estava na cruz e morreu sem batizar e Jesus lhe prometeu a salvação. É bom entendermos que o batismo que nos ficou ordenado era o batismo nas águas. Às vezes, ouvimos a objeção de que o ladrão da cruz não foi batizado, mas foi salvo.
O ladrão foi salvo antes de Jesus morrer. Ninguém podia ser batizado na morte de Jesus antes que ele mesmo tivesse morrido. Portanto, nem Abraão, nem Moisés, nem Davi, nem ninguém antes de Jesus foi batizado para ser salvo.
Os requisitos bíblicos para a salvação mudaram com a morte de Cristo. Nem Abraão, nem Moisés, nem Davi, nem o ladrão acreditaram que Jesus tinha ressuscitado dentre os mortos. Mas ninguém pode ser salvo hoje sem crer que Jesus ressuscitou dos mortos.
Qual é o principal requisito para o batismo?
“Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa.” (Atos 16: 31)
As Escrituras ensinam que há vários requisitos para a salvação: a graça de Deus, o amor de Deus, o sangue de Cristo, o ouvir a palavra, o arrependimento, a confissão, a fé, a obediência, etc. Nenhum dos elementos acima salva sozinho; todos são, no entanto, imprescindíveis.

Em meio a tudo o que o homem tem que fazer para ser salvo está o batismo. Ninguém pode ser salvo sem fé, sem a graça de Deus, sem o sangue de Cristo, sem o arrependimento, etc. Mas a questão de salvação não nos compete afirmar, quem será ou não salvo. 

O que é o batismo com o Espírito Santo?

“Eu na verdade, batizo-vos com água, mas eis que vem aquele que é mais poderoso do que eu, a quem eu não sou digno de desatar a correia das sandálias; este vos batizará com o Espírito Santo e com fogo.” (Lucas 3: 16)

Pode uma pessoa não falar em línguas estranhas e ser batizada com o Espírito Santo?

E essa pessoa pode ser cheia do Espírito e receber de Deus revelações?

*Para um melhor entendimento eu peço a você meu querido que leia o primeira carta aos Coríntios no cap: 14, lá você terá um bom conhecimento sobre os dons.


**No estudo doutrinário da Bíblia de estudo pentecostal da Assembléia de Deus, você poderá ler sobre o Batismo no Espírito Santo, O Falar em Línguas, A Doutrina do Espírito Santo, Provas do Genuíno Batismo com o Espírito Santo, Dons Espirituais para o Crente.

“E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. E todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.” (Atos 2: 4)

“E tendo eles orado, moveu-se o lugar onde estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo e anunciavam com ousadia a palavra de Deus.” (Atos 4: 31)

“E quando comecei a falar, caiu sobre eles o Espírito Santo, como sobre nós ao princípio. E lembrei-me do dito do Senhor, quando disse: João certamente batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo.” (Atos 11: 15-16)

Segundo o pastor Ciro Sanches Zibordi da Assembléia de Deus do Rio de Janeiro, o batismo no Espírito Santo, que também pode ser chamado de batismo com o Espírito Santo é um revestimento de poder do alto (At 1.8; Lc 24.49), cuja evidência é falar em línguas estranhas, isto é, desconhecidas de quem as pronuncia. Essas línguas são, inicialmente, o sinal de que o crente foi agraciado com o mencionado dom, mas não devem ser confundidas com o dom de variedade de línguas. (Leia o cap: 2 de Atos)

O revestimento de poder (batismo no [com o] Espírito Santo) é a porta para a manifestação dos dons como ministérios específicos e manifestações esporádicas na igreja (estude 1 Coríntios 12 a 14).

Podemos definir o Batismo do Espírito Santo como a obra através da qual o Espírito de Deus coloca o crente em união com Cristo e em união com outros crentes no Corpo de Cristo, no momento da salvação.

I Coríntios 12: 12-13 e Romanos 6: 1-4 são as passagens centrais na Bíblia onde encontramos esta doutrina. I Coríntios 12: 13 declara: “Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito.”

Romanos 6:1-4 declara: “Que diremos pois? Permaneceremos no pecado, para que a graça abunde? De modo nenhum. Nós, que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele? Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte? De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.” Apesar de Romanos 6 não mencionar especificamente o Espírito de Deus, descreve a posição dos crentes perante Deus e I Coríntios 12 nos diz como isto acontece.

É necessário que observemos três fatos que ajudam a solidificar nossa compreensão do Batismo do Espírito. Primeiramente, I Coríntios 12: 13 afirma claramente que todos fomos batizados no momento em que bebemos (recebemos o Espírito para habitar em nós).

Em nenhum lugar das Escrituras ela exorta que os crentes sejam batizados com/ no/ pelo Espírito. Isto indica que todos os crentes já experimentaram este ministério. Por último, Efésios 4:5 parece se referir ao batismo do Espírito. Se este é mesmo o caso, o batismo do Espírito já é a realidade de cada crente, assim como o são “uma fé” e “um Pai”.

Concluindo, o batismo do Espírito Santo faz duas coisas:

1- Nos une ao Corpo de Cristo.

2- Valida nossa co-crucificação com Cristo. Sermos parte de Seu corpo significa que somos levantados com Ele para novidade de vida (Romanos 6: 4).

Devemos então exercitar nossos dons espirituais a fim de mantermos este corpo funcionando adequadamente como afirma o contexto de I Coríntios 12: 13.

Experimentar o batismo do Espírito funciona como base para mantermos a unidade da igreja, como no contexto de Efésios 4:5. Sermos associados com Cristo em Sua morte, sepultamento e ressurreição através do batismo do Espírito estabelece a base para a conquista da nossa separação do poder do pecado que está dentro de nós e nossa caminhada em novidade de vida (Romanos 6: 1-10, Colossenses 2: 12).

“Sepultados com ele no batismo, nele também ressuscitastes pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dos mortos.” (Colossenses 2: 12)

Pastor: Ciro Sanches Zibordi

Conclusão: Quando se fala em batismo logo lembramos do batismo de Jesus sendo feito por João Batista no rio Jordão, quando Jesus tinha trinta anos. Não se tem menção na Bíblia de batismo de criancinhas. Ainda menino, Jesus foi levado ao templo e apresentado ao SENHOR, mas não batizado. Pois se o batismo se faz necessário quando cremos que Jesus é o Filho do Deus vivo, e estamos dispostos a ter um novo tipo de vida, participando da comunhão com Cristo, recebendo do Pai respostas as nossas orações, e crendo na certeza da nossa salvação em Cristo Jesus!

Batismo com o Espírito Santo é um revestimento que vem de Deus, e o falar em línguas é um sinal, mas acredito que o Espírito Santo é sensível e ele pode estar fazendo uma grande obra na vida de uma pessoa e usando grandemente com outros dons que não seja necessariamente falar em línguas. Existem vários dons, falar em línguas seria um deles.



Ed Cláudio M. Cruz

4 comentários:

Paulinhoplay disse...

o falar en liguas nao e o unico sinal do batismo com espirito samto os outros dons tambem sao porque deus nao tem limite

Anônimo disse...

Amigo, desculpas mas, pela graça somos salvos. Não podemos afirmar, como feito acima, que sem batismo não seremos salvos. E outra, João veio antes de Cristo para preparar o Caminho do Senhor, e o mesmo já realizava o batismo nas águas, adotando a confissão e arrependimento dos pecados. João só batizava com água, mas viria outro após ele que era antes dele que batizaria com Espírito Santo e com fogo.

Anônimo disse...

Também CREIO que o Batismo com o Espírito Santo NÃO seja só no falar em linguás. Eu sou muito usado como ORÁCULO(pessoa cuja palavra inspira muita confiança). EVITO falar em linguás sem interprete, para não me passar por hipócrita.

Anônimo disse...

Não sou teólogo, apenas examino as escrituras porque o Senhor Jesus Cristo assim nos aconselha.
Fico preocupado quando um líder ou membro de um sistema religioso diz em um batismo: "EU te batizo em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo!". O "EU", penso que é uma presunção desapercebida. Pois o Senhor Jesus disse: " sem mim nada podereis fazer" João15:5.
Temos acesso a Deus através do único mediador Jesus Cristo homem. Veja 1 Timóteo 2:5.
Sabemos que Deus é Espírito, Pai, Filho(a Palavra ou Verbo) e Espírito Santo.
Jesus Cristo homem é o Cordeiro para a remissão dos pecados.
O Senhor Jesus Cristo tem duas naturezas.
Vejamos agora a respeito dos dizeres de João Batista: " aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo." Lucas 3:16.
Agora analisemos o batismo do Senhor Jesus Cristo:
"E aconteceu que, como todo o povo se batizava, sendo batizado também Jesus, orando ele, o céu se abriu;
E o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea, como pomba; e ouviu-se uma voz do céu, que dizia: Tu és o meu Filho amado, em ti me comprazo.
Lucas 3:21,22"
Quantos Santos vemos no batismo de Cristo?
Resp.:
João Batista (homem) batizou com água.
Jesus Cristo (homem) estava sendo batizado.
Forma de pomba (Espírito Santo)
Voz do céu ( o Verbo de Deus, a Palavra)
Quem falou? O Pai que esta nos céus.
Outra passagem que observamos Jesus Cristo homem: "E perto da hora nona exclamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lamá sabactâni; isto é, Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?" Mateus 27:46
Repare, Ele não disse: Pai, meu Pai, mas sim Deus. Ficou vaziu para pagar nosso pecados como homem. Deus é Espírito. Como analisamos Deus? Pai o Verbo(Filho) e Espírito Santo. Logo: Para termos acesso a Deus, apenas por Jesus Cristo homem.
Por todas as análises bíblicas acima e outras aqui não comentadas, concluímos que o batismo deve ser da seguinte forma: Irmão! Em nome de Jesus Cristo, (eu) te batizo em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo!
Analogia: Em nome de Jesus Cristo(homem, cordeiro de Deus), (eu) pode ser oculto (homem sacerdote, líder,...) te batizo em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo! (Deus ou Jeová ou Yaweh...)Espírito.
Se usar só em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo esta incompleto.
Se usar apenas em nome de Jesus Cristo esta imcompleto.
'E Jesus lhe respondeu, dizendo: Está escrito que nem só de pão viverá o homem, mas de TODA a palavra de Deus' Lucas e Matheus 4:4

Postar um comentário

As mais lidas

Notícias Gospel

Gospel+

Por Gospel+ - Gospel+ Noticias

Widget gerado por Gospel Prime